Região Sul 


            A Região Sul é composta por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.





Com 576.409,6 km² de extensão, é a menor região do Brasil fazendo fronteira com a região sudeste e centro-oeste, além dos países Uruguai, Paraguai e Argentina. 
Com grande influência européia devido à imigração no século XIX, principalmente alemã e italiana, é possível notar a marca de seus costumes na arquitetura de algumas cidades, no idioma e na culinária, além de introduzirem a policultura e o sistema de pequenas propriedades na região. Algumas cidades do Sul celebram as tradições dos imigrantes em festas típicas, como a Oktoberfest, em Blumenau (SC) e a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). 






População: 27.384.815

Vegetação: Mata dos Pinhais ou de Araucárias (regiões de planalto); Mata Atlântica (região da Serra do Mar); Campos (na região da Campanha Gaúcha ou Pampa no Rio Grande do Sul).Agricultura (principais produtos agrícolas): soja, trigo, arroz, algodão, cana-de-açúcar, laranja, uva, café, erva-mate.

Social: Grande parte das cidades da região sul apresenta ótimos índices sociais e de qualidade de vida.


Estados e Capitais 



—  Estado do Paraná: Curitiba (capital), Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Colombo, Guarapuava. 

—  Estado de Santa Catarina: Florianópolis (capital), Joinville, Blumenau, São José, Criciúma, Lages, tajaí, Chapecó e Jaraguá do Sul. 

—  Estado do Rio Grande do Sul: Porto Alegre (capital), Canoas, Gravataí, Viamão, Novo Hamburgo, Alvorada, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.





Clima 



         A região sul, é formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e possui grande influência européia (principalmente italiana e alemã).

            À exceção do norte do Paraná, onde predomina o clima tropical, no restante da Região Sul o clima predominante é o subtropical, responsável pelas temperaturas mais baixas do Brasil. Na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o inverno costuma registrar temperaturas abaixo de zero, com o surgimento de geada e até de neve em alguns municípios. A vegetação acompanha essa variação da temperatura: nos locais mais frios predominam as matas de araucária (pinhais) e nos pampas, os campos de gramíneas.

            Esse tipo de clima despertou a atenção dos imigrantes europeus, que contribuíram para o desenvolvimento da região no século XX. Grandes levas de famílias, provenientes em sua imensa maioria da Itália e da Alemanha, começam a cruzar o Atlântico no fim do século XIX. Ainda hoje, algumas cidades do Sul, celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a Oktoberfest, em Blumenau (SC) e a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), que atraem muitos turistas. Durante o verão, as praias catarinenses e paranaenses também são procuradas por visitantes de outros cantos do Brasil e até de entrangeiros, na maioria sul-americanos.



População 


            As principais cidades da Região Sul são: Curitiba (capital do Paraná), Porto Alegre (capital do Rio Grande do Sul), Florianópolis (capital de Santa Catarina), Joinville, Londrina, Caixas do Sul, Maringá, entre outras. A Região Sul tem elevado grau de urbanização. Cerca de 81% da população sulista é urbana e apenas 19% é rural. No ano de 2000, de acordo com o censo demográfico realizado pelo IBGE, a Região Sul contava com uma população de aproximadamente 25 milhões de habitantes. 
Ainda de acordo com o censo, o Rio Grande do Sul era o estado mais populoso da região, seguido pelos estados do Paraná e de Santa Catarina. 
O Sul é a região do país que guarda os traços mais expressivos da colonização européia no Brasil. A influência européia pode ser notada não só nas características físicas de grande parte da população sulista, mas também nas tradições culturais. 
A expressão cultural dos imigrantes europeus também pode ser notada na paisagem da região, principalmente na forma de suas construções. 
Os estados da Região Sul possuem indicadores sociais e econômicos dos mais elevados do país. Apresentam-se entre os seis primeiros colocados no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.



Economia



            Situada na fronteira com Argentina, Paraguai e Uruguai, principais parceiros do Brasil no continente, a Região Sul vê sua economia se transformar com o crescimento do setor industrial - o 2° do país, após a Região Sudeste. Tal fato acontece a partir da 2ª metade dos anos 90, com oferta de incentivos fiscais a empresas estrangeiras. Os resultados mais significativos são observados nas regiões metropolitanas de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), para onde se dirigem montadoras de veículos, que modificam o perfil econômico desses estados. Eles recebem diversas indústrias ligadas ao setor de autopeças e novas vagas no mercado de trabalho são abertas. A região possui ainda grande potencial hidrelétrico, destacando-se a usina de Itaipú, no rio Paraná, na fronteira com o Paraguai - a maior do continente e uma das três maiores do mundo.

            A mecanização da agricultura e também da agroindústria, favorecem a expulsão de famílias do campo para a cidade. A consequência desse êxodo rural é a formação de bolsões de miséria nas principais cidades da região.

            A agropecuária continua a desempenhar importante papel na economia da região. O uso de técnicas modernas, propicia boa produtividade às culturas de trigo, milho, arroz, feijão e tabaco, e os estados do Sul são os maiores produtores no país de soja, mel, alho, maçã e cebola. A vegetação rasteira típica da região contribui para a criação de rebanhos bovinos, principalmente nos pampas gaúchos. Até o ano de 2001, apenas Santa Catarina e Rio Grande do Sul estavam livres da febre aftosa bovina - reconhecida mundialmente. Entretanto no decorrer do ano de 2001, alguns focos da febre aftosa foram localizados, vindos da Argentina e providências emergenciais foram adotadas. A criação de aves e suínos também é significativa, sobretudo no Paraná - onde também é expressivo o extrativismo, especialmente de madeira de pinho - e no oeste de Santa Catarina, que abriga abatedouros e frigoríficos. Algumas das maiores indústrias brasileiras de alimentos estão nessa região. Há também a produção do melhor vinho brasileiro e importantes indústrias de malhas e roupas, além de Santa Catarina abrigar o maior número de hotéis e pensões do país.



Pontos turistas




Praia da Guarita
Localizada no Parque da Guarita, é a praia mais bela de Torres, rodeada pelas Torres Centro, Sul e Guarita que dá o nome a este complexo paisagístico. 







Morro do Farol
Praia da Guarita é uma praia brasileira do estado do Rio Grande do Sul.
É um dos balneários que compõem os 23 quilômetros de orla marítima de Torres, município que faz divisa com Santa Catarina e que tem como vias de acesso a BR-101 (para quem vem do norte ou do sul) e a RS-389, esta última conhecida como Estrada do Mar (para quem vem do sul).
Comparando-se distâncias deste balneário com as capitais mais próximas e tomando-se como ponto de partida o centro de Torres, a distância é de 197 quilômetros de Porto Alegre e 280 quilômetros de Florianópolis.
A praia da Guarita se localiza entre falésias (as torres, que dão nome à cidade), tendo ao norte o Morro das Furnas e ao sul o Morro da Guarita, com um pináculo isolado ao centro. Integra a área de proteção ambiental do Parque da Guarita.


Lagoa do Violão 
Localizada no centro da cidade e tem esse nome por seu formato original assemelha-se a um violão. O local é aproveitado para a realização de esportes aquáticos. 

Praia da Cal 
Possui este nome porque até 1940 existiam vários fornos de torrefação de conchas, caramujos e mariscos para a fabricação de cal mineral para produtos químicos.

Antigamente era uma praia somente de pescadores, começando a receber turistas e veranistas a partir de 1942. Hoje os seus habitantes são a maioria de Caxias do Sul, uma cidade gaúcha de origem italiana. É um dos locais preferidos para a prática de surf.

Em frente a Praia da Cal existe a praça Nossa Senhora dos Navegantes, que possui uma imagem da Santa que é a padroeira dos pescadores e navegantes. Em outras religiões é chamada Iemanjá que é a rainha do mar. Sua festa é tradicionalmente comemorada em 02 de fevereiro.  



 Cultura



            Muitas cidades do sul do país foram fundadas por colonos alemães e italianos. Portanto, a cultura desta região é fortemente marcada pela influência cultural destes países europeus. Festa típicas, danças, músicas e a culinária são marcadas por traços alemães e italianos. 
            Na culinária podemos destacar o arroz carreteiro, chimarrão e churrasco (típicos do Rio Grande do Sul). Em Santa Catarina destacam-se os pratos a base de camarão, o marreco com repolho roxo e a bijajica. No Paraná, os pratos mais típicos são arroz com pinhão, barreado e o carneiro no buraco.


Culinária


Culinária do Paraná

Barreado, Carneiro no buraco, Churrasco, Chimarrão, Tererê, Pira de Foz, Pinhão, Dourado Assado, Pirão de peixe, Genghis Khan

Culinária de Santa Catarina

Bijajica, Camarão, Marreco com Repolho Roxo, Genghis Khan

Culinária do Rio Grande do Sul

Arroz Carreteiro, Café colonial, Chimarrão, Churrasco, Doces de Pelotas





Música

 Kismara Pessatti 
Adriana Calcanhoto
Miguel Proença
Marjorie Estiano
Roberto Szidon
Armandinho
Krisiun
Lupicínio Rodrigues
Nelson Gonçalves
Nenhum de Nós
Arrigo Barnabé
Bidê ou Balde
Chitãozinho e Xororó
Dinho Ouro Preto
Elis Regina
Engenheiros do Hawaii
Família Lima
Papas na Língua
Teixeirinha
Teodoro e Sampaio
Tequila Baby
Ultramen
Yamandú Costa




Governantes

 Região Sul já elegeu seus três governadores:

            Genro (PT), no Rio Grando do Sul; Richa (PSDB), no Paraná; Colombo (DEM), em Santa Catarina estão eleitos.
            Os três Estados da Região Sul do País já elegeram seus governadores nas eleições de 2010. No Rio Grando do Sul, o candidato do PT, Tarso Genro, foi eleito em primeiro turno. Com 90% dos votos apurados, o petista tinha 54,2% dos votos válidos e não pode ser mais alcançado pelos demais candidatos. O candidato do PMDB, José Fogaça, tinha 24,8% dos votos.

            No Paraná, com 96,9% dos votos apurados, Beto Richa (PSDB) tem 52,6% dos votos válidos e também não pode mais ser ultrapassado por Osmar Dias (PDT), que tem 45,5%. Em Santa Catarina, com 97,6% dos votos, Raimundo Colombo (DEM) tem 52,8% dos votos, enquanto que a segunda colocada, Angela Amin (PP), tem 24,9%.


Principais característica





 É a menor em superfície territorial do Brasil, ocupando cerca de 7% do território brasileiro, apresenta os mais altos índices de alfabetização registrados no Brasil. É a única região brasileira localizada quase totalmente abaixo do Trópico de Capricórnio e, por isso mesmo, é a mais fria do Brasil.
  A agropecuária é a principal atividade econômica da região sul. Mas também conta com um contingente bastante desenvolvido de indústrias (principalmente alimentícias) e com a mecanização agrícola que a colocam no segundo lugar brasileiro em geração de renda 





Leave a Reply